Como uma alimentação saudável pode ajudar a saúde bucal do seu filho

Uma alimentação saudável também pode contribuir com a saúde da gengiva e a prevenção de cáries.

Manter uma alimentação saudável rica em fibras, frutas e grãos mantem o fluxo de saliva, a qual ajuda a criar defesas minerais contra a cárie. Os frutos secos como as tâmaras e figos, e as frutas frescas são boas fontes de fibra. Outras opções são os grãos, as couves-de-bruxelas e as ervilhas, bem como o amendoim e o farelo de trigo.

A vitamina C, presente em diversas frutas e vegetais participa da formação de colágeno, que é componente fundamental das gengivas.

A doença escorbuto produz sangramento da gengiva, ela aparece em decorrência da falta de vitamina C no organismo. O consumo de alimentos como goiaba, tomate, acerola, laranja, limão, etc ajudam a preveni-la.

Bananas, maçãs, laranjas e blueberries são um lanche saboroso, e comê-los pode também levar a gengivas mais saudáveis.

Pesquisadores descobriram que os idosos que ingeriam mais frutas ricas em fibras exibiam menor risco de perda do osso alveolar, menor probabilidade de perda dental e menor risco de recessão gengival.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (ONS) entre os benefícios de se consumir frutas e vegetais e controlar a ingestão diária de açúcares estão a melhoria do controle do peso corporal, prevenção do sobrepeso e obesidade, doenças crônicas não-transmissíveis, em especial o diabetes e a diminuição de cáries dentária.

 

Quer ver outras dicas alimentares. Clique aqui