Por quê crianças menores de 2 anos não devem comer balas, chiclete, chocolate, pirulito, bolacha recheada, bolos, refrigerantes, sucos de caixinha (néctar ou suco), brigadeiro, salgadinho como aqueles de milho ou biscoito de polvilho, achocolatados, entre outros?
Todos esses alimentos são calorias vazias, pois não trazem nutrientes que irão colaborar com uma boa refeição.
E por quê crianças menores de 2 anos não devem ter contato com esses alimentos ?
Entre as razões está o excesso de açúcar, sódio, gorduras, conservantes e outros químicos, que sobrecarregam o organismo do bebê. Também existe o risco de desenvolver diversos problemas como alergia alimentar, cárie e paladar acostumado apenas ao doce.
Isso tudo é um alerta para que os responsáveis prestem atenção no que estão oferecendo as crianças. (Principalmente as menores de 2 anos.)
O maior vilão da cárie é o açúcar da dieta.
A exposição frequente a açúcares é o fator determinante negativo para o desenvolvimento da doença cárie.
Além do aumento no risco á cárie, o consumo de bebidas e lanches açucarados tem sido relacionado com obesidade.
O sobrepeso e obesidade na infância são fortes indicadores predisponentes para alguns problemas de morbidade e mortalidade no adulto, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, estresse psicológico, alterações respiratórias, ortopédicas e hepáticas.
A cárie pode ser controlada através da restrição de ingestão de açúcar, utilização de fluoretos (pastas acima de 1000 ppm) desorganização do biofilme dental.
*Fonte: Aboprev/Prof Jaime Cury e livro Manual de referência para procedimentos clínicos em Odontopediatria. Nenhum post substitui uma consulta com Odontopediatra